CPT Piauí realizou no último domingo (20/05) um Encontro com Mulheres das comunidades rurais de União (PI) para discutir sobre abuso e exploração sexual em menção ao Dia Nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantilque no Brasil é o dia 17 de Maio. A CPT trabalha com um público enorme de jovens mulheres, portanto, há a necessidade de aprofundarmos o debate junto a elas por serem as maiores vítimas, segundo os dados fornecidos pelas instituições que atuam diretamente na pauta.

Atos de violação sexual em que não há o consentimento de uma das partes é considerado como Abuso Sexual e fazem parte desse tipo de violência qualquer prática com teor sexual que seja forçada, como a tentativa de estupro, carícias indesejadas e outros. Já a Exploração Sexual é um termo dado às prática sexuais onde um individuo obbtem lucro sobre outro.

Segundo o IBGE (2010), no Brasil existem 63 milhões de crianças e adolescentes onde 46% delas vivem com até um salário mínimo (renda familiar) o que as tornam vulneraveis a esse tipo de pratica e exploração.

Os dados são alarmantes e pertubadores, só em quatro anos,entre 2012 e 2016, ocorreram 175 mil casos de exploração sexual no Brasil, quatro casos a cada 4h e 67,7% das crianças e jovens que sofrem abuso e exploração sexuais são meninas e 70% das vítimas de estupro são crianças.

 

O encontro usou a metodologia proativa com exibição de um documentário sobre a temática, divisão em grupos menores para discussão da problemática rodas de conversas e além de dinâmicas de grupo e teve como objetivo informar e empoderar as mulheres jovens das região para que estas saibam identificar e combater o abuso dentro de suas comunidades.

Imagens: Joana Lucia / Lorena Varão