Algumas temáticas perpassam todas as atividades da CPT e por isso são entendidas como fundamentais para o trabalho desenvolvido pela organização em seus diversos eixos. A espiritualidade está fortemente presente no cotidiano das comunidades rurais e por realizarmos um trabalho pastoral é levada em consideração em todas as ações e planejamentos da CPT. Outra temática está ligada às relações sociais de gênero. Este eixo transversal tem como objetivo discutir e sensibilizar as trabalhadoras, trabalhadores e agentes para a importância de trabalhar a temática no dia a dia das ações desenvolvidas pela CPT, como uma forma de desconstrução do preconceito e machismo nas relações entre homens e mulheres, mulheres e mulheres, homens e homens. Ressalta-se que as questões de gênero não estão sendo pensadas de forma isolada, referidas apenas às relações desiguais entre homens e mulheres, mas incluem a especificidades dos sujeitos, compreendendo que as questões de classe, raça e sexualidade perpassam essa discussão.

Além de atuar de forma transversal usando as temáticas acima citadas, o eixo Desenvolvimento Institucional prioriza a missão institucional da CPT PI, inovando em suas estratégias de intervenção, diversificando suas parcerias, fortalecendo e ampliando sua ação e sustentabilidade política social e financeira.

Formação, informação e denuncia são bases do trabalho da CPT Piauí e todas as ações dos eixos de trabalho visam contribuir com os povos do campo na luta pelo acesso à terra, água e direitos na construção de uma vida digna rumo ao bem viver.

Notícias