A relevância do eixo Terra e Meio Ambiente se mantêm nos últimos anos em função do aumento de investimentos no estado do Piauí, tanto público como privado, em pesquisas de larvas de minério, como também na implementação de grandes projetos como parques eólicos, monocultivo de soja, eucaliptos e ferrovias (Transnordestina), entre outros.

Esses projetos trouxeram grandes transtornos para as famílias impactadas, como ameaças de expulsão das comunidades, além de causar danos irreparáveis ao Meio Ambiente como aumento do desmatamento, contaminação e poluição do solo, soterramento das nascentes e corpos d’água consequentemente a perca da biodiversidade comprometendo assim, a saúde física, psíquica e emocional da população do campo.

O Eixo Terra e Meio Ambiente contribui para que Comunidades e Territórios conheçam seus direitos e problemas ambientais, se organizem em grupos e mobilizem ações de acesso legal a terra, prevenção e combate às práticas nocivas de violações ao meio ambiente e aos povos do campo, que resultem em programas e políticas públicas voltadas para as comunidades que são ou que podem sofrer esses impactos negativos.

Conheça a história dos moradores e das moradoras que sofrem com a contaminação da água e de alimentos, o surgimento de novas pragas e o aumento da violência no campo, tudo em nome do agronegócio.

Conflitos de Terra no Piauí. Famílias ameaçadas pelo agronegócio e a omissão do Poder Público. Quais a as consequências dessa negligência para essas famílias?

Àgua é Vida, documentário realizado pela Comissão Pastoral da Terra- Regional Piauí com o apoio do Fundo Clima. A produção traz um registro do projeto Recuperação das Nascentes e Matas Ciliares na região dos Cerrados Piauienses.

Construção de viveiros e Recuperação de nascente

Notícias