O dia de Cidadania acontece próximo dia 27 de maio na Vila do Mel, município de Betania (PI), organizações sociais, instituições públicas, sociedade civil e igreja se mobilizam em prol de construir elementos que possam melhorar a qualidade de vida das famílias de um dos locais da região impactada pelos grandes empreendimentos (mineração, eólica e transnordestina) com maior gravidade, a Serra do Inácio, região situada entre os municípios de Curral Novo e Betânia, no Piauí, e Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, em Pernambuco.  Uma região de fronteira entre os dois estados, de difícil acesso, grande pobreza e falta de serviços básicos à comunidade.

Entre os serviços ofertados a Serra do Inácio e comunidades vizinhas estão às oficinas com a juventude e mulheres, fabricação de produtos à base de macaxeira, expedição de documentos de identidades, serviços de saúde – vacinas, teste de glicemia e equipes do PSF, atividades lúdicas com as crianças entre outros.

Leia também:

Documento propositivo da 14° Romaria do Piauí é entregue ao Governo do Estado

14º Romaria da Terra e da Água do Piauí

Grupo de Trabalho da XIV Romaria da Terra e da Água visita comunidades impactadas no interior do Piauí

Ações mais estruturantes para a comunidade da Serra do Inácio como construção de cisternas e habitação popular já estão em andamento.

Paralelo a esta ação do Estado os bispos do Piauí estarão reunidos de 27 a 29 de maio para visitas ás áreas dos projetos econômicos do Piauí e receberão uma apresentação do Plano de Ação do GT Romaria da Terra e da Água.

GT da Romaria da Terra e da Água

Após a Romaria da Terra e da Água ocorrida em Julho de 2018 o Grupo de Trabalho criado e a partir das demandas oriundas da romaria, algumas ações foram planejadas e encaminhadas a órgãos responsáveis do Estado.

Algumas visitas de escuta e observação foram realizadas na região de Picos e outras estão agendadas para outras regiões do Piauí. A primeira visita, realizada em março deste ano detectou sérios problemas nas comunidades impactadas pelos grandes projetos econômicos na região, como por exemplo, casas de vários moradores com rachaduras, a saúde das pessoas afetada pelo barulho sonoro causado pelas torres de energia eólica, e a falta de responsabilidade da empresa responsável pelos projetos no atendimento e resolução desses problemas entre outros.

Segue abaixo programação do Encontro dos Bispos do Piauí:

Dia de Ação e Cidadania acontece na Serra do Inácio (PI)

CPT Piaui