CPT Piauí lança campanha  “Fique esperto! Trabalho escravo ainda existe!”

 

Card 1

Release – CPT Piauí lança campanha  “Fique esperto! Trabalho escravo ainda existe!”

O que supostamente foi abolido no dia 13 de maio de 1988, persiste nos dias de hoje. “Fique esperto, trabalho escravo ainda existe” é o tema da campanha que será lançada nesta sexta feira (17), às 17h, pela Comissão Pastoral da Terra, no canal da TV Nestante no youTube.

O objetivo da campanha é alertar trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo rurais, sobre os riscos do trabalho escravo contemporâneo no Piauí, prevenir e denunciar.

É lamentável eu falar, mas existe trabalho escravo! A gente tem que fazer tudo que eles querem, a gente come do que ele dá, comida muito ruim, nós somos vigiados 24h pelos capangas armados, e tudo era cobrado… Até uma ferramenta de trabalhar era cobrado…”, esse é um trecho do depoimento que o Sr. Francisco de Assis Félix, trabalhador resgatado em situação de trabalho escravo do município de Barras-PI, concedeu para a campanha.

Em 2021, o Brasil ultrapassou a marca de 1.800 pessoas resgatadas da situação, maior número desde 2013, de acordo com os dados da CPT Nacional- (Comissão Pastoral da Terra).

Entre as principais vítimas, estão homens negros, com idade entre 18 e 34 anos, analfabetos ou com pouca escolaridade, que pararam de estudar ainda no ensino fundamental.

O trabalho escravo contemporâneo, portanto, continua tendo cor e classe, e se beneficia da vulnerabilidade social, acompanhando o difícil acesso à educação e a deterioração das condições econômicas.

 

Essa realidade acontece em todo o país. Muitos trabalhadores piauienses deixam o estado à procura de melhores condições de vida e caem na armadilha da escravidão contemporânea.

Com a pandemia e o agravamento da crise econômica, muitos dos trabalhadores que já haviam retornado aos seus municípios de origem, voltaram aos grandes centros urbanos em busca de trabalho e se depararam com a exploração.

No Piauí, em 2021, foram registrados seis casos e 41 trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados. Dentre estes, estavam duas mulheres e dois adolescentes.

Em função desta realidade perversa, nasce a campanha ‘FIQUE ESPERTO! TRABALHO ESCRAVO AINDA EXISTE!’

Promovida pela Comissão Pastoral da Terra, por meio de comissões formadas por agentes, jovens, trabalhadores e trabalhadoras rurais das cidades de Barras, Currais, Porto e União. Também em parceria com o Instituto Ubíqua e com apoio da Brucke Le Pont.

Uma campanha pensada e elaborada por pessoas de comunidades rurais, que vivenciam a realidade do trabalho escravo e que atuam em seus municípios no enfrentamento a essa pratica, em prol da vida e do bem viver. Pessoas assim como a Sabrina Santos, agente da CPT Currais, que participou da elaboração da campanha e acredita que as informações produzidas em peças contribuirão para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras –“com essas informações … alertas e mobilizações as pessoas não tenham seus direitos violados, que elas possam garantir um trabalho digno, tudo dentro da lei, tudo regularizado, não sejam exploradas, não sejam violentadas, não sejam alvo de violência, pois todo trabalhador merece viver de forma digna, merece trabalho digno.

Todas as peças da campanha estão disponíveis nos site da CPT Piauí.

Trabalho escravo é crime e fere a dignidade da pessoa humana. DENUNCIE! 

 

Serviço:

Lançamento da Campanha “Fique esperto, Trabalho Escravo Ainda Existe!”

Mais Informações:

Teresinha Menezes – 86 98897 9100

Joana Lúcia Feitosa – 86 9812-7175

 

Todas as peças produzidas estão disponíveis em  “Campanha Fique esperto, Trabalho Escravo ainda Existe!”