Cerca de 20 mulheres participaram do encontro que ocorreu nos dias 05 e 06 de março, na comunidade Baixio dos Belos, município de Curral Novo-PI que fica a aproximadamente a 500 km de Teresina.

Curral Novo é um município com uma população de 5.390, segundo o IBGE é rico em ferro e explorado por mineradoras, cercado de torres eólicas e transpassado pela ferrovia transnordestina. São empreendimentos que chegam e mudam completamente a vida da população, sobretudo a vida das mulheres. Alguns problemas são comuns a todas as mulheres, mas outras demandas são muito especificas da região aonde elas vivem. Essa era a proposta do encontro, levantar essas demandas especificas e despertar as mulheres para a importância da organização coletiva, troca e partilha.

As mulheres dessa região enfrentam problemas recorrentes de violência doméstica, desemprego e sobrecarga doméstica e além disso tem que conviver com o avanço da mineração e a ferrovia transnordestina,

Leia também:

CPT Piauí realiza Encontro virtual de Mulheres rurais

CPT Piauí realiza Encontro de Mulheres em Curral Novo-PI

O encontro trouxe um despertar nas mulheres para a importância da organização coletiva, troca e partilha de saberes entre elas. Durante as discussões muitas delas reconheceram as falas e reproduções de comportamentos machistas que precisam ser rompidos. “Nós precisamos estar atentas a essas falas, expressões para não repetirmos e não fazer mal a nós mesmas” reforça Leandra Carvalho da comunidade manga velha, município de Curral Novo-PI.

Mulheres durante o trabalho em grupo no encontro, março 2022.

Apresentação do Filme: “Vida Maria”

Com uma avaliação positiva as mulheres presentes decidiram criar um grupo permanente de mulheres para ampliar as discussões sobre, machismo, dia a dia das mulheres do campo e capacitação profissional.

 

 

 

 

A criação do grupo de mulheres das comunidades impactadas pela mineração foi uma proposta sugerida e acolhida por todas elas, o grupo vem fortalecer as relações e contribuir por exemplo na melhoria da renda dessas mulheres.

 

As reuniões do grupo serão mensais e essa frequência irá ajudar na manutenção do diálogo e da organização