Sem nada a celebrar no dia 01 maio, dia internacional do trabalhador e trabalhadora, a Comissão Pastoral da Terra no Piauí reafirma as lutas por terra, direitos, trabalho digno e contra o trabalho escravo com um encontro realizado na igreja da paróquia de Santa Luzia, na manhã do dia 30 de abril, município de Barras-PI.

O enfrentamento ao trabalho escravo é necessário e urgente, todas as ações de prevenção e combate a essa prática são importantes para reduzir ou evitar essa realidade. No Brasil foram resgatados 1.923 trabalhadores em 2021, desses resgatados, 67 foram no Piauí, uma realidade que precisa ser transformada. O dia do trabalhador e da trabalhadora é um dia político de luta e defesa dos direitos e de dizer NÂO ao trabalho escravo.

Durante o encontro foi apresentado o filme “Aprisionados por promessas”, com depoimentos de trabalhadores resgatados do trabalho análogo a escravidão no Brasil, logo após o filme foi realizado uma roda de conversa sobre o tema.

Na ocasião, foi apresentado o “Plano de prevenção e combate ao trabalho escravo de Barras-PI” e realizado o lançamento do boletim informativo “Fique Esperto”, organizado pela Comissão de Prevenção ao trabalho escravo do município.

No domingo, 01 de maio, a CPT Piauí participa da solenidade dos 50 anos do Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Barras-PI.

Trabalhadoras rurais falam conhecem sobre seus direitos