Entrega do Plano de prevenção ao trabalho escravo de União-PI -12 de Maio de 2022

Na tarde dessa quinta feira, 12 de maio de 2022, um grupo pessoas, em sua maioria mulheres, trabalhadoras e trabalhadores rurais, representantes das comunidades Bela Fonte, Zundão dos Binhas e Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais  e CPT PI entregaram oficialmente o Plano Municipal de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Escravo ao prefeito de União (PI), Sr. Gustavo Medeiros.

O plano é uma proposta popular com a participação de vários sujeitos envolvidos. Representantes da Comissão Pastoral da Terra no Piauí, da Comissão de prevenção e combate ao trabalho escravo no município de União-PI, Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município e comunidades locais propõe o plano como estratégia de enfrentamento a essa prática perversa e desumana. Infelizmente não é uma prática fácil de ser identificada e denunciada, no entanto, essa Comissão atua de modo a fortalecer as políticas públicas em favor dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

  A entrega do plano a prefeitura é um marco para todos e todas as pessoas que pensaram e se dedicaram ao projeto desde o inicio, ainda em 2019, a jovem Maria de Nazaré Bezerra, 21 anos, representante da Comissão de prevenção e combate ao trabalho escravo de União, afirma que o momento foi importante e que também significa uma abertura para que novas possibilidades surjam e com isso, fortalecer a caminhada e melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da região  – “Foi uma grande conquista para nós da Comissão de prevenção ao trabalho escravo de União. Estivemos envolvidos nesse plano e dedicamos muito de cada uma e cada um de nós porque acreditamos que é nosso dever nos preocupar com a nossa comunidade. A entrega do plano ao gestor publico é o fechamento de um ciclo, mas acreditamos também que seja o inicio de outro, onde a prefeitura assuma, de fato, seu papel de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Depois de várias tentativas e propostas de audiências sem retorno, hoje (12) foi realizada a entrega oficial do plano ao prefeito do município, na ocasião, ele informou que irá criar uma comissão com representações de secretarias específicas para estudar o plano e realizar possíveis alterações em diálogo com a Comissão de Prevenção ao trabalho escravo de União.

 

Saiba mais: 

Plano Municipal de Prevenção ao Trabalho Escravo é apresentado à vereadores de União

Pela segunda vez Plano de Prevenção ao Trabalho Escravo é entregue no município de Barras-PI

Audiência Pública discute Proposta do Plano Municipal de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo de Barras-PI

Além do plano, os presentes também levantaram a pauta da falta de água em algumas comunidades, realidade que já dura anos e nada foi feito até agora. A Comissão de prevenção ao trabalho escravo continuará atuante no município de União, reivindicando os direitos das comunidades e propondo políticas públicas que tragam melhor qualidade de vida para todas e todos.

Entrega do Plano de prevenção ao trabalho escravo de União-PI -12 de Maio de 2022 – Moradora da Comunidade Bela Fonte falando sobre a falta de água

Histórico do Plano de prevenção e combate ao trabalho escravo de União-PI
Um trabalho que vem sendo realizado há três anos no município, desde a articulação com os primeiros envolvidos, até o processo da entrega do plano na tarde de hoje conforme diz Aurineide Camilo membro da Comissão de prevenção ao trabalho escravo de União e agente da CPT Piauí – “Desde 2019 a comissão tem articulado, grupos e comunidades locais para discutirem e buscarem estratégias conjuntas para serem acrescentadas ao plano”.

Em 2020 teve início da pandemia do Novo Corona Vírus e todas as atividades foram canceladas, sendo retomadas apenas em 2021, quando o plano foi atualizado, a Comissão de prevenção ao trabalho escravo mobiliza alguns vereadores sensíveis a causa na intenção de facilitar a entrega do plano à prefeitura. Ainda assim, não houve êxito quanto a entrega do mesmo aos gestores públicos.

 

Veja mais fotos:

Entrega do Plano de prevenção ao trabalho escravo de União-PI -12 de Maio de 2022

Entrega do Plano de prevenção ao trabalho escravo de União-PI -12 de Maio de 2022

 

Entrega do Plano de prevenção ao trabalho escravo de União-PI -12 de Maio de 2022 – Representantes das comunidades, Comissão de prevenção ao Trabalho escravo de União, CPT Piauí e Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de União-PI antes da audiência;