No dia 22 de abril de 2022, na comunidade Cabeceira da Estiva, localizada a 100 km da sede do município de Uruçuí-PI, foi realizado o encontro com agricultores e agricultoras familiares, professoras, agente comunitário de saúde e vereadores. O evento fez parte das ações desenvolvidas pelo projeto “Aqui é nosso chão”, executado pelo Comissão Pastoral da Terra – CPT PI em parceria com a Miesereor/KZE.

Saiba mais:

Trabalhadores e trabalhadores rurais do cerrado definem a criação de banco de sementes na comunidades Morrinhos em Uruçuí-PI

CPT Piauí amplia territórios e atende novas comunidades do cerrado

Na oportunidade foi feito um diagnóstico da realidade da comunidade e definido as ações prioritárias que serão realizadas durante a execução do mesmo, dentre elas: o trabalho de capacitação da Diretoria em vista do fortalecimento da Associação, luta pela retomada da escola na própria comunidade e ações de enfrentamento aos impactos ambientais causados pelo agronegócio.

O Sr. Lucrécio, presidente da associação da comunidade, afirma que a organização dos trabalhadores e trabalhadoras é o principal caminho para alcançar força necessária de seguirem resistindo: —“A chegada desse projeto aqui na nossa comunidade é uma alegria e vai ajudar muito, principalmente no fortalecimento da nossa Associação”.

Para maior êxito nos trabalhos e alcançarem os resultados esperados foi reforçada a mobilização e participação da comunidade na 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí são muito importantes, para dar visibilidade as demandas das comunidades na região.

Com um total de 38 participantes, destacamos a participação ativa dos presentes nas discussões e ainda a importante parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Uruçui-PI.

 

Texto: Paulo Henrique – Agente da CPT na diocese de Floriano

Imagens: CPT Piauí