Projeto Aqui é nosso chão

 

Desde o mês de Janeiro 2022 a CPT Piauí tem ampliado sua atuação geográfica no cerrado piauiense e realizado visitas a novas comunidades que sofrem com o impacto dos grandes projetos de monocultura levando informações e formações sobre direitos, gênero, acesso a terra e organização comunitária.

De janeiro a março a CPT Piauí já realizou 08 formações nas comunidades  no cerrado nos municípios de  Antonio Almeida (comunidades Feira, Pindaíba e Formiga), Uruçui (comunidades Tucuns, Boa Vista e Morrinhos), Ribeiro Gonçalves (comunidades Galiotas e Trincheiras).

As visitas e formações com as comunidades fazem parte do projeto “Aqui é nosso Chão”, apoiado pela Misereor/KZE, e visa contribuir com a resistência das famílias impactadas pelos grandes projetos do agronegócio no cerrado, além da mineração e energia eólica nos municípios de Curral Novo do Piauí, Paulistana e Simões.

Leia também:

Encontro de mulheres Impactadas pela mineração

Povos e Comunidades Tradicionais do Cerrado no Maranhão, Piauí e Tocantins realizam encontro de troca de saberes

Nota de denúncia e repúdio à violência dos povos do Cerrado no Piauí

Todas as comunidades visitadas com exceção as comunidades impactadas pela mineração e eólica, localizadas na Diocese de Picos, têm realidade muito parecida. As comunidades do Cerrado estão localizadas nos baixões ladeados pelos grandes projetos de soja e ainda possui potencial hídrico, terras férteis e diversidade de culturas, no entanto, são ameaçadas diretamente pelo desmatamento das encostas das serras, assoreamento de nascentes, brejos e lagoas provocado pelo avanço do agronegócio. O uso desenfreado de agrotóxicos nas lavouras de soja também é importante elemento causador dessas ameaças, pois contamina as águas e provoca doenças nas pessoas, animais e plantações, o aumento de pragas nas lavouras e o pior, ameaça de expulsão dos povos de suas comunidades.

Como enfrentamento a essas ameaças, foi construído junto às comunidades um plano de ação, incluindo audiências com órgãos governamentais para discutir processos de regularização fundiária, denúncias, danos ambientais e projetos de apoio à agricultura familiar.

Nas comunidades afetadas pela mineração de ferro e eólicas nos municípios de Curral Novo do Piauí, Simões e Paulistana, a CPT Piauí já desenvolve um trabalho de assessoria e nesse ano de 2022, a prioridade é desenvolver um trabalho com mulheres e jovens.  No mês de março a CPT Piauí realizou um encontro de mulheres com o tema “Mulheres e suas realidades: Caminhos possíveis” onde abordou a realidade delas e a relação com os grandes projetos de mineração e eólica instalados na região.

Fortalecer as resistências dessas famílias e comunidade é contribuir para uma vida digna com acesso a terra, conservação ambiental e garantia de direitos na construção do bem viver.

Acesse e confira mais fotos do projeto “Aqui é nosso chão”

Projeto Aqui é nosso chão

Projeto Aqui é nosso chão

Projeto Aqui é nosso chão

 

 

Texto e imagens: CPT Piauí