Durante os dias 19 a 21 de maio  de 2023, aconteceu o primeiro módulo da formação de Juristas Populares do Piaui,  realizado pela Comissão Pastoral da Terra em parceria com a Misereor/KZE e Develelopment and Peace, através do projeto “Aqui é nosso chão”.

A curso visa formar 30 juristas populares, lideranças oriundas das comunidades e territórios das quatro dioceses  acompanhados pela CPT no estado, Floriano, Bom Jesus, Campo Maior e Teresina. O grupo é diverso e entre os participantes encontramos, jovens, adultos, homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras rurais, indígenas, ribeirinhos brejeiros entre outros.

O primeiro módulo trouxe a pastoralidade da CPT como base para assumir a profecia do anuncio do evangelho, mas também da denuncia das violações de direito dos povos da terra, das águas e das florestas. Essa etapa contou com a assessoria da professora Dra. Ana Célia Santos abordando a temática de “Gênero e Direitos” e pela Dra. Leda Diniz, Promotora de Justiça aposentada, que tratou sobre “Direitos Humanos”.

Todos os participantes continuam no processo de aprendizagem, agora no tempo comunidade em seus grupos e territórios onde irão compartilhar os conhecimentos já adquiridos e destacar  ao menos uma violação de direitos que essas áreas vem sofrendo no último ano para ser um estudo de caso do próximo módulo que acontece em agosto de 2023.

Veja ainda fotos do primeiro módulo do curso de formação de juristas populares:

 

Apresentação dos trabalhos de grupo

Momento de animação

Dinâmica de Apresentação

Formandos atentos a explicação dos grupos

Dinâmica de Apresentação

Dr. Lêda Diniz durante abordagem sobre direitos humanos

Dinâmica reconhecimento de violações de direitos