Direitos humanos não se pede de joelhos, exige-se de pé!” 

Dom Tomás Balduino

Direito é uma das formações acadêmicas mais concorridas em todas as universidades seja ela pública ou particular, devido a essa concorrência, o público que consegue cursar essa formação em sua maioria é branca e possui histórico de estudos em escolas particulares. Sonhar com essa formação, ter acesso e conhecimento dos direitos e deveres do Estado e da Sociedade sempre foi privilégio da elite no Brasil. Aos pobres, pretos, indígenas, trabalhadores rurais, quilombolas, povos tradicionais e outros, sempre foi negado o conhecimento sobre seus direitos, sem saber reagir, na maioria das vezes diante de diversas situações de opressão, seguem sendo explorados.

Visando contribuir na mudança dessa realidade a Comissão Pastoral da Terra- Regional Piauí (CPT-PI) realiza mais uma Formação de Juristas Populares no Piauí, que acontece nos dias 19 a 21 de maio de 2023 no Centro Guadalupe, em Teresina-PI. Essa formação é uma parceria entre CPT Piauí, Misereor/KZE e Desenvolvimento e Paz através do projeto “Aqui é nosso chão”.

Leia também: 

Dissertação faz resgate da história de Antônia Flor e a resistências de mulheres camponesas na luta pela terra no Piauí

Lançamento da Nova Cartografia Social das Comunidades rurais e Quilombos contra os grandes projetos no Piauí

Destinado às lideranças das comunidades e territórios acompanhados pela CPT-PI nas Dioceses de Floriano, Bom Jesus, Picos, Campo Maior e Teresina, tem como objetivo formar essas lideranças rurais em legislação para atuarem como agentes multiplicadores na luta e garantia dos direitos, como também na conquista da cidadania. Além de promover um conhecimento das instâncias judiciais, instrumentos e mecanismos de acioná-las e contribuir na formação para uma participação coletiva e organizada em sua comunidade.

Este é o terceiro curso de Juristas populares oferecido pela CPT Piauí em parceria com outras organizações, o primeiro curso aconteceu em 2010 e o segundo teve a formação de 30 pessoas, entre eles, jovens, trabalhadores e trabalhadoras rurais atingidas pela mineração no município de Curral Novo, semiárido do Piauí. Nesse formato de 2023, mais 30 pessoas oriundas de áreas em conflitos no campo em todo o estado receberão essa formação e serão multiplicadores em suas comunidades e territórios.

 

Mais informações: Teresinha Menezes – 86 98897 9100 – cpt.piaui@gmail.com