Mais de 70 agricultores e agricultoras familiares das comunidades Morrinhos,  Boa vista e adjacências, no município de Uruçuí (PI), participaram nos dias 03 e 04 de junho, da oficina de Implantação e Gestão de Casa Comunitária de Sementes Crioulas, uma formação importante para os agricultores e agricultoras da região que vem discutindo a possibilidade da implantação de um banco de sementes na região.

A oficina foi assessorada por Genival Araújo (Técnico Fetag) e do agricultor Luís Gonzaga (agricultor familiar que coordenar a casa comunitária de sementes crioulas Família Cruz), de Piripiri. O encontro foi rico de intercâmbio de experiências e contribuiu bastante para o processo de motivação dos agricultores e agricultoras locais para a implantação da casa comunitária de sementes crioulas na comunidade Morrinhos, uma discussão que vem sendo aprofundada coletivamente.

Organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT -PI), em parceria com a Misereor -KZE através do projeto “Aqui é nosso chão” a oficina acontece em parceria da Federação dos Trabalhadoras e Trabalhadoras na Agricultura (FETAG) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Uruçuí,

Ainda na oficina dialogamos sobre a 15ª Romaria da Terra e da Água do Piauí e definimos os próximos passos para a continuidade do trabalho em vista da concretização da implantação da casa comunitária de sementes, que irá atender os agricultores e agricultoras familiares da comunidade Morrinho e localidades adjacentes.

Veja Também:

3º Encontro do coletivo de Povos e Comunidades Tradicionais do Piauí reafirma a resistência camponesa no estado

Trabalhadores e trabalhadoras rurais do cerrado definem a criação de banco de sementes na comunidade Morrinhos em Uruçuí-Pi.

CPT PI REALIZA ENCONTRO COM TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DA COMUNIDADE CABECEIRA DA ESTIVA NO MUNICÍPIO DE URUÇUÍ

Porque guardar as sementes Crioulas

As sementes crioulas são sementes guardadas ao longo dos anos, passadas de geração e em geração para que sejam replantadas, elas são adaptadas ao ambiente e evoluíram naturalmente ao longo do tempo, sem sofrerem alterações intencionais, o que aumenta a sua resistência a doenças.

A criação do banco de sementes vai ajudar a manter as sementes vivas, garantindo assim, a tradição, a diversidade biológica e a segurança alimentar no cerrado, bioma ameaçado pelo desmatamento, agronegócio, plantio de monocultura e uso de agrotóxicos.

Mais fotos do Projeto “Aqui é nosso Chão”