A Audiência foi realizada no fórum de Uruçuí no dia 24 de janeiro de 2023, com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais das comunidades Boa Vista e Morrinhos (município de Uruçuí), representantes do Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Uruçuí, representante da Comissão Pastoral da Terra, Dra. Aline Beatriz (advogada representando a FETAG) e o juiz da comarca local, Dr. Marcus Calado e ainda virtualmente o suposto proprietário José Ivan e seu advogado.

A audiência teve como objetivo ouvir testemunhas do processo que envolve o conflito pela posse da terra nas comunidades Boa Vista e Morrinhos. Vale destacar que mais de 70 famílias vivem nessas terras a décadas, cultivando e tirando daí o sustento há pelo menos duas gerações.

Esse conflito tem provocado preocupações para esses trabalhadores, pois, mesmo sendo posseiros de direitos, temem pela perda de suas terras, dada a condição econômica e a influência da família do suposto proprietário.

Leia mais:

CPT Piauí amplia territórios e atende novas comunidades do cerrado

Implantação e Gestão de Banco de Sementes é tema de oficina em Uruçuí-PI

ENCONTRO COM TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS É REALIZADO NA COMUNIDADE BOA VISTA EM URUÇUÍ

Na audiência foram ouvidas testemunhas de ambas as partes, onde as testemunhas relataram toda a história de luta e resistência das comunidades e afirmaram não ter dúvidas sobre os direitos que possuem sobre a terra. Vale lembrar que existe um processo no INTERPI sobre essas terras, inclusive com levantamentos topográficos feitos pelo próprio órgão do Estado, por ocasião de trabalho realizado por seus técnicos, nas referidas comunidades.

Ao final da audiência, o juiz relatou que estão sendo tomadas todas as providências para a resolução da questão, inclusive junto ao INTERPI.